Indice degli argomenti
-
O que é?
O conteúdo foi planejado a partir de uma revisão dos vestibulares 2016, 2017, e 2018 da UDESC, levando em conta as provas de percepção e teoria musical de cada ano. O conteúdo de teoria foi dividido em alguns tópicos, sintetizados em videoaulas de apoio.
Curso pré-vestibular pensado para preparação de candidatos ao vestibular de verão para os cursos de Música Licenciatura e Bacharelado da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O curso foi desenvolvido presencialmente e as videoaulas foram gravadas como conteúdo de apoio.Professores
Matheus Ferreira
- Pianista e tecladista, atualmente bacharelando em piano pela UDESC, envolvido em trabalhos instrumentais e de canções entre os campos das músicas de concerto e popular.Matheus Ferreira - Apresentação: https://vimeo.com/262295498
Vinícius Manhães Andrade
- Vinícius Manhães é um dos idealizadores do Prelúdio junto ao Movimento Estudantil da Música da UDESC.Gabriela Dequech
- Cantora, estudante de Licenciatura em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mezzo soprano no Madrigal da Udesc e integrante da Cia Grito de Teatro Musical.Gabriela Dequech - Apresentação: https://vimeo.com/297407653
-
Conteúdo abordado:
I - Alturas musicais
II - Valores de ritmo
Grafia e reconhecimento em partitura dos nomes das notas em claves de sol, fá e dó; sinais de alteração; enarmonia; transposição (transposição por intervalos, transposição de tonalidade).Regras de notação musical; reconhecimento das figuras de notação musical; acento métrico, síncope e contratempo; compassos simples e composto; sinais e indicações de andamento; ponto de aumento.
III - Interpretação
Sinais de interpretação e/ou fraseado; sinais de dinâmica; sinais de ornamentação; sinais de repetição e abreviatura; sinais de articulação.IV - Intervalos
Montagem; qualificação e inversão de intervalos; reconhecimento em partitura.V - Escalas e Armaduras de Clave
Montagem e reconhecimento em partitura de escalas maiores, menores, relativas, homônimas, enarmônicas; nomes dos graus das escalas maiores e menores; armaduras de clave maior e menor diagramadas no ciclo de quintas; série harmônica; modos diatônicos; escala de tons inteiros; escala pentatônica; escala cromática.VI - Acordes, harmonia e princípios de condução de vozes
Montagem e reconhecimento de acordes em partitura e cifras; tríades; tétrades; inversão de acordes; campo harmônico; modulação; cadências; encadeamento de acordes na escrita para quatro vozes; grafia e reconhecimento da notação em graus e cifras; símbolos básicos de inversão e baixo cifrado; análise harmônica.VII. Percepção rítmica, melódica e harmônica
Identificação auditiva de estruturas rítmicas, melódicas e harmônicas.EDITAL VESTIBULAR UDESC 2019 → https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7424/EDITAL_2019_1___RETIFICADO_1_V_LIDO_15432461919832_7424.pdf
PROGRAMA DAS DISCIPLINAS → https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7424/PROGRAMA_DAS_DISCIPLINAS_2019_1_15356351346168_7424.pdf
-
-
Explora-se a leitura de uma nota a partir de outra, o intervalo entre uma nota e uma outra nota de referência, dando nomes numéricos a esses intervalos. A partir desta leitura, aborda-se a construção de tríades a partir do empilhamento de intervalos de terças maiores e menores.
-
Mostramos como construir escalas maiores a partir de tríades maiores sobre três notas: uma tônica principal, a quinta nota acima dela e a quinta nota abaixo (quarta acima). Tais notas são dispostas visualmente sobre o ciclo de quintas
-
Explora-se a disposição visual do ciclo de quintas como um tipo de mapa em que, traçando diferentes caminhos com figuras geométricas, é possível visualizar diversas relações entre os pólos do ciclo.
-
A partir dos diatonismos maiores, trabalha-se o reconhecimento das escalas menores relativas, contidas em cada diatonismo.
-
Reconhecemos que as escalas menores naturais, as relativas menores, tem uma limitação tonal por não contarem com uma nota sensível. Nessa aula, construimos um raciocínio em torno das escalas menores harmônica e melódica, resolvendo essa questão tonal.
-
A partir das escalas maiores, colocamos cada nota com a qualidade de grau, formadora de acorde e função tonal, e empilhamos terças sobre elas com as notas disponíveis nessas escalas. Esse conjunto de acordes resultantes compõe o campo harmônico diatônico.
-
A partir das escalas menores (naturais, harmônicas e melódicas), colocamos cada nota com a qualidade de grau, formadora de acorde e função tonal, e empilhamos terças sobre elas com as notas disponíveis nessas escalas. Esse conjunto de acordes resultantes compõe o campo harmônico
-
Cada acorde formado dentro de um campo harmônico tem uma característica tonal, uma função. Nessa aula montamos alguns raciocínios para reconhecer a função de cada acorde em seu campo harmônico.
-
Assim como formamos acordes sobre cada grau do campo harmônico, podemos montar modos, escalas a partir das mesmas notas da escala diatônica que define o campo harmônico. Nesta aula discutimos a construção desses modos e suas nomenclaturas.
-
Schoenberg → https://drive.google.com/open?id=1QDK8E1eB10aAe8tslqoH_1ZnapNbTvzg
Ian Guest → https://drive.google.com/open?id=1NKOWuB4H0EAFAU--UZ11DWG1ECzTuv1t
Freitas → https://drive.google.com/open?id=1hcsxrU8z-AR_wZA_X0VKrKrOWnT7iMYK
Bibliografia complementar - História da Música:
Palisca → https://drive.google.com/open?id=1rI472aCCzQAYIsFosOM9gB7c7WEtHyjm
-
-
-
Explora-se a leitura de uma nota a partir de outra, o intervalo entre uma nota e uma outra nota de referência, dando nomes numéricos a esses intervalos. A partir desta leitura, aborda-se a construção de tríades a partir do empilhamento de intervalos de terças maiores e menores.
-
Nesta aula discutimos aspectos como pulsação, subdivisão e reconhecimento de figuras rítmicas.
-
Nesta aula lidamos com o desafio do contraste entre as sonoridades das escalas maiores e menores.
-
Ottmann → https://drive.google.com/open?id=1HGKAMXAlZmr9vzPlam2V2e2LXYwDbLZC
Anne Hall → https://drive.google.com/open?id=1Lex8jfoRhBFw_MjgkEA10FewDyK5_Hho
Berkowitz → https://drive.google.com/open?id=1a7VZFE4dmXS0U9ABYGSF7SjfQokKs4pG
Gramani → https://drive.google.com/open?id=148WNrLfEn_R8nLFNCKHR5zekAW8TOY7q
-
-